terça-feira, 26 de abril de 2011

Poder da felicidade

“Há tanto poder em ser feliz que, mesmo diante de situações que parecem não ter solução, é possível manter a paz e a felicidade. Quando você consegue cultivar esse estado de espírito, você percebe que as coisas mudam para melhor também. A sua esperança vai trabalhar para mudar a situação. Pense numa situação que está abalando sua felicidade. Certifique-se de que você aceitará a situação como ela é. Essa aceitação lhe dará a fé de que as coisas estão acontecendo para melhor. Com esta fé, mesmo a situação mais negativa vai virar positiva.”

sábado, 23 de abril de 2011

Diferenças e Igualdades

"Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades" .
Boaventura de Souza Santos

terça-feira, 12 de abril de 2011

Misericórdia

“Tragédias nos comovem. Fazem aflorar nossa misericórdia e solidariedade. Para canalizar esses sentimentos altruístas, pense naqueles que foram vítimas de violência. Em silêncio, doe alguns momentos do seu amor. Leve seu pensamento a Deus e espalhe raios luminosos de paz e serenidade àqueles que estão sofrendo. Dê esperança àqueles que estão sem esperança. Aproxime o coração dos seus irmãos ao coração do Pai.”

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Para meditação

Ao lidar comigo eu uso a cabeça; ao lidar com outras pessoas, uso o coração. Jack Windowle


A razão fundamental pela qual temos tantos problemas de relacionamento é que em nosso ego existe a arraigada crença de que nós é que sabemos o que é melhor para as outras pessoas, o que elas têm de fazer, pensar, ou como precisam agir. Essa atitude arrogante nos leva a crer que nossas regras é que são perfeitas, devendo, portanto ser seguidas e observadas com exatidão.

Algumas vezes estamos tão convencidos do nosso senso de autojustiça, que passamos a rejeitar, criticar, atacar ou fazer um inimigo de todo aquele que não se conforma com nossos desejos e padrões pré-estabelecidos. Isso é algo difícil de detectar em nós mesmos, porque nosso ego tem uma habilidade muito especial de esconder a verdade da nossa própria consciência.

Ao examinar nossos relacionamentos rompidos é necessário que haja da nossa parte um exame muito honesto. Não estaria havendo hoje no meu interior uma necessidade premente de mudança, antes de mais nada no meu coração?até mesmo antes de tentar mudar alguém? Não é mesmo fascinante observar que quando desistimos de tentar mudar outras pessoas nossos relacionamentos passam a se tornar muito mais amorosos e abertos? Inclusive mudanças saudáveis, que nunca julgamos possíveis, acabaram se transformando numa deliciosa realidade…

Nélio Da Silva

Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Mateus, 7:3

terça-feira, 5 de abril de 2011

Empatia

“Em nosso auto desenvolvimento, uma prática muito importante é preservar uma visão positiva sobre si e os outros. Assim, que possamos rever nossos pensamentos e sentimentos. Por exemplo, posso me perguntar: eu me sinto bem quando os outros estão bem e progredindo? Sinto misericórdia e quero ajudá-los quando estão em dificuldade? – pois, do contrário, este pode ser um indicativo de estar com sentimentos de aversão pela outra pessoa, o que não será benéfico para ambos. Enquanto progredindo no seu dia a dia, ao ser capaz de manter sua visão nas qualidades de cada um e sentir-se bem com seu contentamento e crescimento, este é um sinal de ter sentimentos de empatia por si e pelos outros.”